sábado, 24 de maio de 2014

Fabricação da cabine de pintura

Para melhorar a qualidade das pinturas de minhas guitarras, resolvi construir minha própria cabine de pintura, pois ficaria muito caro comprar uma pronta.
Resolvi fazer em alumínio, pois no meu caso ela ficará numa área externa e portanto deverá resistir ao tempo.
 
 
Foi construída em painéis de alumínio rebitados feitos em chapa 20 e metalon 2"x1/2".
1,80m de altura x 1,20 de largura x 0,60 de profundidade.
Por baixo do teto de alumínio foi colocado um painel de madeira compensada para fazer o encaixe das luminárias e esconder os fios da parte elétrica.
 

 
Sobre a cabine, coloquei um pequeno telhado para proteger o motor da chuva.
 

 
Chaminé em tubo de PVC de 100mm, mesmo diâmetro da saída do exaustor.
 

Detalhe geral da cabine.
 

Detalhe do exaustor usado.
Em algumas pesquisas que fiz, li que o exaustor ideal para uma cabide de pintura, seria do tipo AXIAL com o motor externo, como mostrado na foto abaixo..
Este exaustor é mais indicado, pois com o motor na parte externa não há risco de curto ou explosão. O motor fica protegido dos vapores químicos e também prolonga sua vida útil.
O problema é que estes exaustores são mais caros e dificilmente são encontrados com diâmetros menores para cabines mais compactas como a minha. Para cabines grandes eles são ideais.
 

Decidi colocar um exaustor do tipo CENTRÍFUGO.
 
Estes exaustores são achados em versões mais compactas e em alguns casos já possuem o bocal de saída com diâmetro de 100mm, evitando assim, que precise fabricar os dutos da chaminé. O motor também não entra em contato com os vapores químicos já que não fica na direção do bocal de saída
Para o dimensionamento da vazão recomenda-se que a cabine tenha de 30 a 60 trocas de ar por hora.
Ex: em uma cabide de pintura de 1m³, vamos precisar de um exaustor que tenha uma vazão de 30 a 60 m³/hr ou mais.
É sempre bom dimensionar um pouco a mais, pois depois que for instalado o sistema de filtragem, a vazão sofrerá perda de carga e por isso um exaustor com maior vazão compensará essa perda.
 

 
Para o sistema de filtragem, fiz uma moldura com cantoneiras de alumínio e utilizei uma manta de fibra de vidro, própria para este tipo de filtragem. Essa manta pode ser comprada pela internet em industrias especializadas na área.
Assim seu exaustor fica protegido e também não é jogado na atmosfera os resíduos químicos da pintura.

 
Na parte de trás do filtro, coloquei duas barras chatas em "X" para fixar a manta na moldura.
Na parte da frente coloquei a mesma barra em "CRUZ" para que a manta não fique caindo.
 


Na foto acima podemos ver como ficou a cabine já com a instalação do filtro. 
Coloquei inclinado para aumentar a área útil de pintura na base.



E PRONTO!!!!! Assim ficou a cabine toda montada e com as luminárias acesas.
 
Espero que tenham gostado e que sirva de inspiração para outros projetos.

2 comentários:

  1. Bom dia Victor.

    Como ficou o desempenho da cabine?
    Só usou um filtro mesmo?

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    1. Sim, só usei um filtro mesmo. Para uso amador o hobbies é suficiente. Passa para o motor apenas névoas mais finas. A maior parte fica retido no filtro. Um inconveniente é que tem q ficar trocando sempre ou molhando a cabine e i filtro com água para que não caia poeira na peça a ser pintada.
      Se usar dupla filtragem vai perder um pouco a força de sucção do motor.

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