quinta-feira, 1 de maio de 2014

Primeiro Violão

Algumas imagens do processo de construção do meu primeiro violão. Trata-se de um nylon clássico, construído no decorrer do curso de lutheria do mestre Fernando Bernardo na Beluthier guitars.

Primeiro foi construído o braço.

Feito em cedro e escala em ébano. 
Folha colada no headstock (mão) para dar mais elegância


Tampo em abeto alemão

Detalhe da roseta.

Leque harmônico e estrutura do tampo.
Todo entalhado a mão com plaina e formão.
No limite da resistência e sonoridade. 
Muita madeira = abafamento, pouca madeira = quebra.

Fundo em pau-ferro

Estrutura do fundo

Lateral em pau-ferro.


Detalhe da estrutura das laterais

Junção da lateral com o tampo

Depois de tudo montado e lixado, iniciamos o envernizamento


Agora falta o lixamento final para o polimento e montagem.
Depois de muito trabalho e dedicação, fiquei muito feliz com o resultado.
Não foi fácil chegar aqui!!!

Não me envergonho em dizer. Esse processo demorou quase 4 anos. Devido ao meu trabalho, só podia ir as aulas do curso de vez em quando. Cheguei a ficar 4 meses seguidos sem ir as aulas, pois trabalhava na manutenção de uma refinaria de petróleo e o trabalho lá me exigia muito, inclusive finais de semana e feriados.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário